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Perguntas Frequentes – EPRO

 

1 – O QUE É UMA CADEIA DE VALOR?
Representação gráfica dos processos principais que agregam valor à organização. Ou seja, é a forma pela qual a organização pode representar as atividades que desenvolve para tornar efetivos a sua missão e objetivos. Trata-se do alinhamento dos processos e atividades aos seus objetivos estratégicos, com base em seus macroprocessos, conforme a sua categoria (finalísticos, gerenciais ou de suporte).

 

2 – O QUE É UM MACROPROCESSO?
Macroprocessos são os valores (resultados) entregues pela instituição de forma extremamente agregada, em uma visão mais ampla. Eles têm como objetivo comunicar em alto nível. Relacionam-se à missão (objetivo principal, razão de ser e existir) da instituição, sem muito detalhe de como são gerados. Todos as entregas da organização devem ser categorizadas em um macroprocesso estabelecido.

 

3 – O QUE É UM PROCESSO?
Um processo é definido como um fluxo de tarefas executadas por um ou mais atores de forma a gerar um produto ou serviço cíclico, ou seja, gerar um produto habitual para a organização.

Trata-se de um conjunto de atividades correlacionadas, desenvolvidas com o objetivo de gerar resultados (claramente definidos), com início e fim determinados. Processos tem um ordenamento lógico e, normalmente, são atividades utilizadas para transformar entradas (insumos, ou “inputs”) em saídas (resultados, ou “outputs”), buscando o alcance de uma meta ou objetivo.

 

4 – O QUE É UM SUBPROCESSO?
Correspondem a um maior detalhamento de uma parte específica de um processo. Pode-se considerar como a subdivisão de um processo, ou ainda, um processo que contém um objetivo específico incluso dentro de outro. Trata-se do desdobramento do processo em fluxos menores.

 

5 – O QUE É UMA ATIVIDADE?
Atividade é a ação realizada por um ator específico em um momento específico do tempo, com o objetivo de gerar ou transformar uma informação, produto ou serviço.

Dica -> Resposta à pergunta: o que fazer?

 

6 – O QUE É UMA TAREFA?
Correspondem ao maior detalhamento das atividades, explicando de forma mais precisa como as atividades devem ser realizadas, ou a forma como costumam ser desenvolvidas. Trata-se da sequência de passos ou etapas desenvolvidas para a realização da atividade. Portanto, as tarefas correspondem ao menor nível documentado no mapeamento de processos.

Dica -> Resposta à pergunta: como fazer?

 

7 – O QUE É UM ATOR?
Ator é a entidade responsável pela execução de uma atividade. Unidades administrativas e agentes envolvidos diretamente no processo. Na visão de Processos, pessoas (Ex.: João Silva) não são consideradas atores.

 

8 – O QUE É MAPEAMENTO DE PROCESSOS?
Mapeamento de processos é o ato de descrever o funcionamento de um processo. A forma mais comum de se mapear um processo é a representação gráfica e objetiva das atividades dos processos, por meio de fluxogramas. O uso de fluxogramas auxilia na visualização de dimensões importantes do processo, como suas atividades, eventos, resultados, atores envolvidos, além de possibilitar ver no mesmo recorte várias atividades encadeadas.

 

9 – O QUE É UM REDESENHO DE PROCESSO?
O redesenho de processo é uma proposta de melhoria no fluxo de trabalho, por meio da qual são eliminados recursos desnecessários, gargalos ou acrescentadas novas formas de desenvolver a atividade.

 

10 – O QUE É GESTÃO DE PROCESSO?
Uma instituição com gestão de processo, apresenta a documentação e o registro de todos os processos desenhados, sendo assim monitorados para o seu funcionamento como o planejado.  Contudo, apesar de já ser um grande avanço para a instituição é uma visão bem restrita e limitada, pois só se tem uma descrição e a medição e não uma integração holística.

 

11 – O QUE É GESTÃO POR PROCESSO?
Diferentemente da tradicional gestão de processos, que prevê os detalhes em cada sistema em operação, uma gestão por processos pode ser descrita como um trabalho dinâmico e em rede. Ou seja, basicamente todos os membros da instituição têm habilidade e competência para realizar qualquer atividade, não sendo restrito a apenas um ator.

 

12 – O QUE É UM GARGALO?
Gargalo é uma restrição de desempenho em uma atividade no processo que cria acúmulo de trabalho fazendo com que as atividades a posteriori permaneçam ociosas.