Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Perfil do Secretário

 

ROBERTO ANDRADE

 

 

Engenheiro civil, Roberto Vanderlei de Andrade tem familiaridade com gestão pública e grande experiência como administrador. Foi superintendente regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o Metrô do Recife e os trens dos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará. Ocupou a presidência da Empresa de Urbanização do Recife (URB Recife) e, posteriormente, da Empresa de Obras Públicas do Recife, em Pernambuco.

 

O engenheiro também foi secretário de Projetos Especiais de Pernambuco e vereador do Recife por dois mandatos (1996-2004), período em que acumulou também experiência legislativa.

 

No Executivo Federal, foi titular do Ministério do Interior, na função de

Secretário-Geral Adjunto para Assuntos da Amazônia Legal, em 1987. No Ministério da Ação Social exerceu o cargo de Secretário Nacional de Defesa Civil. Atuou ainda nos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Justiça, do Planejamento.

 

No Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Andrade exerceu vários cargos no período entre 2005 e 2017. Dentre os quais, o de diretor administrativo e financeiro do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec S/A), de assessor especial para o Programa Nuclear Brasileiro e de secretário de Planejamento Orçamento e Administração.

 

De julho de 2017 a junho de 2018 Roberto Andrade atuou na diretoria de Planejamento e Avaliação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, vinculada ao Ministério da Justiça, e de junho de 2018 até janeiro de 2019 na diretoria de Caracterização e Incorporação do Patrimônio do Ministério do Planejamento.

 

De março de 2019 a setembro de 2020 exerceu o cargo de secretário-executivo da Secretaria de Estado de Projetos Especiais.