Teste
► Documentação de processos ▹ Levantamento dos processos atuais para explicitar o conhecimento do processo por meio dos fluxogramas de atividades e informações complementares. Importante instrumento para o alinhamento da equipe, a transferência de conhecimento e a transparência na execução do processo. ► Normalização de processos ▹ Levantamento dos processos atuais a fim de subsidiar a elaboração de normas para a execução do processo. ► Diagnóstico de processos ▹ Elaboração de relatório de diagnóstico do processo, com base na identificação da situação atual, contemplando os principais pontos de alerta e oportunidades de melhoria para o processo. ► Redesenho de processos ▹ Redesenho do processo com base nas diretrizes identificadas para a iniciativa (implantação de sistema, ampliação de equipe, mudança de responsabilidades, simplificação de rotinas, etc). Serviço composto pelos fluxogramas das atividades contemplando a situação desejada/melhorada para o processo. ► Apoio à estruturação do Escritório de Processos ▹ Assistência técnica aos gestores e executores na estruturação de Escritórios Setoriais de Processos. ► Apoio à automação de processos ▹ Assistência na automação de processos, com o objetivo de levantar os requisitos funcionais e não funcionais para a posterior implementação de sistema informatizado. ► Apoio na definição de indicadores operacionais ▹ Serviço que contempla a definição dos indicadores de desempenho operacionais para o processo redesenhado. ► Alinhamento com a estratégia ▹ Redesenho do processo para adequação/alinhamento da execução deste com os objetivos estratégicos institucionais. ► Plano de Implantação dos processos redesenhados ▹ Relatório com as definições macro para a implantação das melhorias propostas nos processos otimizados. ► Apoio à implantação dos processos ▹ Assistência técnica aos gestores e executores na implantação das melhorias propostas na otimização de processos. |
► Apoio sobre padrão de trabalho do Escritório de Processos ▹ Suporte técnico aos multiplicadores, modeladores, analistas e gestores de processos nos métodos e padrões do Escritório de Processos. ► Suporte sobre metodologia de Gestão de Processos ▹ Suporte técnico aos multiplicadores, modeladores, analistas e gestores de processos na metodologia e conceitos de BPM. ► Garantia de qualidade dos processos no repositório ▹ Verificação técnica dos fluxogramas conforme padrões e metodologia do Escritório de Processos. Contempla a avaliação semântica dos modelos representados na ferramenta. ► Apoio à medição de desempenho ▹ Suporte técnico à área de negócio nas atividades relacionadas à medição de desempenho de seus processos. ► Medição da maturidade do processo ▹ Serviço para aferição da maturidade do processo da área de negócio, que classifica o processo com base em boas práticas e padrões de mercado e auxilia o gestor a planejar a evolução de sua gestão por processos. |
► Publicação de processos ▹ Serviço de divulgação dos processos da iniciativa de gestão de processos. Contempla a operação para publicação do processo na página da SEPE/EPRO. ► Atualização de processos ▹ Atualização dos processos representados no repositório da SEPE/EPRO. Conta com a visão global do escritório na avaliação do impacto das alterações nos demais processos correlacionados. |
► Capacitação em métodos e padrões do Escritório de Processos ▹ Capacitação para gestores, facilitadores, analistas e executores sobre os métodos e padrões do Escritório de Processos. Tem como intuito equalizar a qualidade das iniciativas e preparar os envolvidos nas melhores práticas para gestão de processos. |