Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/09/19 às 16h27 - Atualizado em 7/10/19 às 12h47

Setor Hospitalar Sul será novo integrante do programa Adote Uma Praça

Área será revitalizada por meio de parceria entre GDF, grupo hospitalar Rede D’Or

e Hospital Santa Lúcia. Termo será assinado quinta-feira (19).

 

 

Nesta quinta-feira (19), às 10h, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, formalizará termo de cooperação com empresários do grupo hospitalar Rede D’Or e o Hospital Santa Lúcia, para o programa ‘Adote Uma Praça’, da Secretaria de Estado de Projetos Especiais. Os dois grupos empresariais do setor de Saúde serão “adotantes” da área comum do Setor Hospitalar Sul e realizarão obras diversas como recuperação de calçadas e de estacionamentos, melhorias na pavimentação e reestruturação de pontos livres para acesso aos transeuntes.

 

A parceria é mais um reflexo do sucesso do programa, que já tem como adotantes o Hospital Brasíla, no Lago Sul, a Escola das Nações, também no Lago Sul, e o Colégio Jardim Botânico, no Sudoeste. Outros pedidos para adoção de áreas públicas foram feitos ao GDF – sobretudo nas Regiões Administrativas (RAs) – e encontram-se em fase de análise.

 

No caso do Hospital Brasília, estão próximas de serem concluídas as obras de construção de calçadas e de um estacionamento público na área adjacente à empresa. A Escola das Nações vai construir jardins e estacionamento público, além de plantar árvores no trecho próximo de onde está localizada a sede da entidade de ensino.

 

Já o Colégio Jardim Botânico assumiu a responsabilidade de construir, na EQSW 101/102, do Sudoeste, um estacionamento público para 142 vagas e calçadas complementares adjacentes. Todos os adotantes ficam responsáveis pela revitalização e manutenção das áreas com as quais se responsabilizam pelo período de um ano, após a formalização da parceria.

 

Praças e outros logradouros

 

O programa ‘Adote Uma Praça’ foi instituído por meio do Decreto 39.690/2019, do GDF, que regulamenta a Lei 448, de 19 de maio de 1993. A legislação é referente à adoção de praças, jardins públicos e balões rodoviários, por entidades e empresas e dá outras providências.

 

Lançado oficialmente pelo GDF em maio passado, o programa tem como objetivo firmar parcerias com empresários e moradores do Distrito Federal para a manutenção e recuperação de logradouros públicos e mobiliários urbanos.

 

Embora tenha praças em seu nome, a iniciativa também contempla logradouros públicos de outros tipos, tais como jardins, balões rodoviários, estacionamentos, canteiros de avenidas, pontos turísticos, monumentos, parques infantis e Pontos de Encontro Comunitário (PECs) – todos estes, espaços de uso livre da comunidade.

 

O objetivo é incentivar o trabalho em conjunto do GDF com pessoas físicas e empresas que tenham interesse em adotar essas áreas por um período determinado. A pessoa física ou jurídica que firmar o termo de cooperação poderá instalar placas com mensagens indicativas informando que é um adotante.

 

Outro intuito é ajudar na manutenção das áreas verdes de Brasília e Regiões Administrativas neste período de contenção de recursos, com novas alternativas para a realização destes serviços.

 

De acordo com o secretário de Estado de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, o ‘Adote Uma Praça’ é considerado importante, ainda, por estimular a cooperação entre o governo e moradores das áreas próximas, assim como de empresários (tanto de pequeno como de médio porte) e grandes indústrias.

 

Segundo o secretário, o grande estímulo é contribuir para maior integração entre governo e comunidade e ajudar a ampliar o sentido de cidadania e preservação dos logradouros públicos entre moradores do DF e empresários. “Trata-se de mais uma iniciativa que mostra como a integração de todos os setores contribui para o desenvolvimento”, disse.

 

Gueiros afirmou, ainda, que o bom andamento do projeto mostra os benefícios da sintonia entre poder público e iniciativa privada neste tipo de trabalho, que além de beneficiar os moradores de cada local, também ajudará empresas como o Hospital Brasília, no atendimento aos seus pacientes.

 

EVENTO

Assinatura de termo de cooperação para o Adote Uma Praça para o Setor Hospitalar Sul

Local: Palácio do Buriti, Salão Branco

Data: 19/9/2019

Horário: 10h