Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/08/21 às 16h40 - Atualizado em 31/08/21 às 16h37

Planaltina ganha novos equipamentos públicos

COMPARTILHAR

A centenária Planaltina ganhou quatro novas praças no último fim de semana. Os equipamentos fazem parte do projeto Adote uma Praça, onde os setores público e privado se unem para recuperar e cuidar do patrimônio das cidades. O objetivo é promover o resgate histórico, cultural, religioso e artístico da região administrativa.

 

As praças são: da Mulher Planaltinense, Missão Cruls, Pedra Fundamental e da Via Sacra. Locais que vão ficar à disposição da comunidade para eventos e palestras. As quatro unidades estão entre os oito termos de cooperação assinados na cidade pelo Adote uma Praça, que já atingiu 22 regiões administrativas e 153 propostas.

 

Os novos locais compõem o Território Cultural Planaltina Center, localizado na região central da cidade, em frente à administração regional. Antes de o endereço ser abraçado pela iniciativa privada, neste caso pela Kali Construtora, ele havia sido tomado por pessoas em situação de rua e usuários de drogas.

 

Com a reforma, o espaço foi completamente revitalizado e ganhou lixeiras, iluminação, segurança, áreas de convivência, playgrounds, bancos, pergolados, floreiras e bicicletários.

Para o administrador Célio Rodrigues, a “parceria entre governo e empresa possibilita trabalhar ainda mais por Planaltina. É um projeto em que todos saem ganhando: o governo, a empresa, a comunidade e a nossa cidade. Esse projeto é lindo, são praças e espaços que falam de Planaltina, da nossa cultura, da nossa história, e é representada por várias figuras da cidade. Além disso, esse projeto mostra a preocupação e a responsabilidade social da empresa com a cidade”, aponta.

 

 

Para o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, o Adote uma Praça é um programa que olha para aquilo que é da população e por isso é também a população, não só o governo, quem tem que zelar pelos espaços que usa. Dessa forma, ele acredita que Planaltina tem recebido atenção após anos de esquecimento.

 

“Costumo dizer que cada cidadão que se interessa e leva adiante um projeto que tem em mente é um parceiro nosso, é um parceiro do GDF. O governador Ibaneis Rocha vem imprimindo uma política pública de cuidado, zelo com os equipamentos da nossa cidade. Planaltina não recebeu a atenção que merece nos últimos anos e a nossa gestão fez questão de mudar isso, seja com grandes obras ou projetos menores”, reforçou Roberto Andrade.

 

Adote uma Praça

Recentemente, o Adote uma Praça ganhou novos espaços. Um deles é o Pet Bosque, no Parque Bosque do Sudoeste. O local ganhou pintura no alambrado, limpeza, instalação de lixeiras e cata-caca pelas mãos de um pet shop da região. Outro local adotado é o estacionamento da Escola das Nações, no Lago Sul, com investimento de R$ 1,2 milhão

 

Adote uma Praça possibilita que tanto pessoas físicas como jurídicas firmem termo de cooperação para adotar um espaço público e manter a área adotada. Um dos objetivos é estimular a parceria entre governo e moradores das áreas próximas, assim como empresários, ampliando a cidadania e a preservação desses espaços.

 

Em dois anos e meio de programa, a Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) recebeu 151 propostas de adoção, de 21 regiões administrativas. Já foram assinados 79 termos de cooperação, sendo que, desses, 46 espaços foram inaugurados e 33 estão em processo de recuperação.

 

Como participar

O cidadão pode participar do Adote uma Praça de várias maneiras. Não precisa ser uma obra grande, com investimentos altos. Há espaços públicos que precisam ser cuidados, como áreas verdes, canteiros, rotatórias. A cidade pode e deve ser cuidada por todos.

 

Então, vamos lá. Procure a administração da região onde mora e pegue as informações. Também pode mandar e-mail para sepe.gab@buriti.df.gov.br ou telefonar para 3961-1538.

 

Fonte: Agência Brasília