Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/21 às 11h35 - Atualizado em 31/05/21 às 11h38

Uma nova área de lazer para curtir a vida no Sudoeste

COMPARTILHAR

 

Mais um espaço público foi abraçado pelo projeto Adote uma Praça, reformado e entregue de volta à comunidade. Na última sexta-feira (28), moradores da QRSW 1, no Sudoeste, e de quadras vizinhas, participaram da reinauguração de uma praça que, há mais de 15 anos, não passava por manutenção. Quadra poliesportiva, bancos e mesas de concreto, além do parquinho infantil, foram renovados com pintura e recuperação de estruturas. A iniciativa vai beneficiar cerca de 15 mil moradores do bairro.

 

Para celebrar a entrega, uma animada aula de ginástica tomou conta da quadra de esportes. Uma das participantes do exercício, a aposentada Rosângela Madea, 66 anos, estava satisfeita. “Ficou maravilhoso. Eu que ando de bicicleta diariamente, estava complicado passar pelas calçadas quebradas”, conta. “A Administração está de parabéns”, complementa.

 

Já a síndica de um dos blocos da quadra, a servidora pública Juliana Michon, 42 anos, diz que um dos pontos de encontro da comunidade está de volta.  “Em tempos de pandemia, as pessoas querem espaços ao ar livre. E sentíamos falta de uma praça mais bem cuidada”, explica. “Penso que as pessoas, vendo que está tudo novo, vão ajudar a cuidar e colaborar”, aposta a moradora.

 

Somatório de forças

A reforma custou cerca de R$ 8 mil e foi feita dentro do projeto Adote uma Praça, da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe). Donos de um supermercado do bairro, além dos próprios moradores, contribuíram financeiramente. Foram 135 metros de calçadas recuperadas, construção de rampas de acessibilidade, plantio de grama, pintura e conserto de brinquedos e do alambrado do parquinho, instalação de tabelas de basquete na quadra, além de poda baixa de árvores.

 

E contou com a força de trabalho de vários órgãos: Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), polo central do GDF Presente, além do apoio da Fábrica Social, que doou equipamentos esportivos. Cerca de 40 servidores da administração ajudaram de alguma forma na recuperação da pracinha.

 

Famílias de volta à pracinha

“Revitalizar um espaço público traz vida e movimento para ele, né? Esse local andava meio esquecido pelos moradores” , afirma a administradora do Sudoeste, Tereza Lamb. “Essa semana, observei mães sentadas nas mesas com um notebook, ao mesmo tempo em que os filhos brincavam no parquinho. É gratificante”, comemora.

 

Presente ao evento, o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, destaca que o Adote uma Praça tem sido bem aceito pela população e 20 regiões administrativas já receberam o projeto.  Parques, praças, becos, áreas verdes e estacionamentos ganham cara nova por meio do programa de parceria.

 

“Estamos trazendo o cidadão de volta ao espaço público em locais que, em muitos casos,  estavam abandonados. Foi uma ideia muito boa do governador Ibaneis de trazer essa proposta para o DF. Está dando muito certo!”, finaliza Andrade.

 

Fonte: Agência Brasília