Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/20 às 8h49 - Atualizado em 12/03/21 às 14h18

Projeto Ruas recebe certificado de parceria do programa Adote Uma Praça

COMPARTILHAR

A parceria é a primeira do tipo a ser realizada em Ceilândia e celebra a cooperação que a Ruas possui com a Praça do Cidadão

 

 

 

A Secretaria de Estado de Projetos Especiais (Sepe) e a Administração da Ceilândia contemplaram, nesta quarta-feira (16), a Rede Urbana de Ações Socioculturais (Ruas)  – uma Organização da Sociedade Civil com Interesse Público (Oscip) – com a certificação pela parceria do programa Adote uma Praça.

 

Essa parceria é a primeira do tipo a ser realizada em Ceilândia e celebra a cooperação que a Ruas possui com a Praça do Cidadão. A instituição está presente no local desde 2007 e, desde então, executa e fomenta diversas ações tanto de manutenção quanto de promoção de cultura e educação para a comunidade.

 

Para o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, esse o projeto, Jovens de Expressão, desenvolvido pelo Ruas em Ceilândia, deve servir de exemplo para toda as outras cidades do Distrito Federal. Segundo Andrade, é preciso saber usar e conservar.

 

“O GDF faz, mas não faz sozinho. A comunidade deve ajudar, deve cuidar e zelar pelos espaços públicos. É possível fazer acontecer, e esse projeto faz acontecer!”, celebrou o secretário.

 

A cooperação público-privada prevê a revitalização de todo o espaço como reforma do parquinho, pintura e troca de bancos, pintura da quadra, jardinagem e instalação de lixeiras.

 

Para o administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, a iniciativa do programa Adote uma Praça é importante para desenvolver os espaços de convivência e lazer da região. “Ceilândia possui diversas praças abandonadas, mas vamos mudar essa realidade. Começamos a revitalização da praça que é um símbolo para todos os ceilandenses. Nosso intuito é contemplar a Praça dos Eucaliptos e outras mais”, ressaltou.

 

Legado

A Praça do Cidadão, localizada na QNM 18/20 de Ceilândia, é conhecida por ser um espaço de cultura e lazer. No local, funcionam diversos serviços para o cidadão, como uma das unidades da Farmácia de Alto Custo e Agência do Trabalhador.

 

O universitário Marlon Souza, 22 anos, frequenta o local desde pequeno. Ele já realizou diversos cursos por meio de entidades que utilizam o espaço para capacitar jovens e adultos. “Nasci brincando nesta praça, inclusive fiz diversos cursos por meios de projetos sociais que funcionam aqui. A praça precisa ser revitalizada, ela é um símbolo de cultura e lazer para os ceilandenses”, diz o estudante.

 

O evento também contou com a participação do secretário das Cidades, Valmir Lemos, do administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí; e do chefe de gabinete Cleber Monteiro.

 

O Adote Uma Praça, coordenado pela Sepe, faz parcerias com empresários e comunidade e traz melhorias na qualidade de vida das pessoas. Os projetos vão desde de manter uma área pública, jardinagem, até revitalização de um setor inteiro, como é o caso do Setor Hospitalar Sul e agora, a Revitalização do Setor Cultural Sul.

 

 

*Com informações da Administração Regional de Ceilândia