Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/10/19 às 13h42 - Atualizado em 22/10/19 às 15h09

Concedida primeira área revitalizada dentro do programa Adote Uma Praça

COMPARTILHAR

A obra do estacionamento público, que conta com calçadas e espaço de acesso a transeuntes em torno do hospital Brasília, foi totalmente concluída. Hospital ficará responsável pela manutenção do local.

 

 

O Programa ‘Adote Uma Praça’, do Governo do Distrito Federal (GDF), criado e gestado pela Secretaria de Estado de Projetos Especiais (SEPE), recebeu nesta terça-feira (22) toda a área referente ao primeiro termo de adoção pela iniciativa: o estacionamento público localizado em frente à área do Hospital Brasília, no Lago Sul. O trecho foi totalmente revitalizado, com calçamentos, reconstrução de calçadas, espaços delimitados para veículos e trechos de acesso para todos os cidadãos.

 

O Hospital Brasília foi o primeiro parceiro do programa, que permite a adoção, por pessoas jurídicas e também pessoas físicas, de logradouros públicos diversos entre praças, parques, calçadas, estacionamentos e balões de estacionamentos, entre outros. O secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, destacou na solenidade, em meio a várias autoridades do GDF, que o programa beneficia a todos, promove maior censo de cidadania entre os moradores, leva maior entrosamento entre a população e melhor qualidade de vida ao Distrito Federal e desonera o governo, por meio da colaboração ativa da iniciativa privada.

 

 

“Esta entrega me enche de orgulho. Hoje temos aproximadamente 30 propostas de novas parcerias e nossa expectativa é que vários outros termos de cooperação sejam assinados nos próximos meses”, afirmou Gueiros.

 

A diretora do Hospital Brasília, Regina Célia Barros Duarte, ressaltou que o programa vai beneficiar não somente a população que transita na área como também as pessoas que procuram diariamente o hospital. “Saber que estamos colaborando para a melhoria de quem vem até aqui e também com toda a comunidade nos enche de satisfação”, destacou.

 

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, disse que além dos benefícios que traz, o Adote Uma Praça se destaca também pelas parcerias que são firmadas entre a comunidade e vários órgãos no sentido de melhorar o Distrito Federal como um todo. Ele citou, entre outras “adoções” firmadas pelo programa, a que tem como adotantes empresas da área de saúde que vão revitalizar todo o Setor Hospitalar Sul de Brasília.

 

 

Logradouros públicos

 

O programa ‘Adote Uma Praça’ objetiva firmar parcerias com empresários e moradores do Distrito Federal para a manutenção e recuperação destes locais. O intuito é incentivar o trabalho em conjunto com pessoas físicas e empresas que tenham interesse em adotar estas áreas por um período determinado.

 

O ‘Adote Uma Praça’ também tem como proposta ajudar na manutenção das áreas verdes de Brasília e Regiões Administrativas em tempo de contenção de recursos, por meio de novas alternativas para a realização destes serviços. É considerado importante por estimular a cooperação entre o governo e moradores das áreas próximas, assim como com empresários, tanto de pequeno e médio porte como grandes indústrias.

 

O Projeto que institui o programa foi publicado por meio do Decreto 39.690/2019, do GDF, que regulamenta a Lei nº 448, de 19 de maio de 1993, referente à adoção de praças, jardins públicos e balões rodoviários, por entidades e empresas e dá outras providências.