Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/21 às 21h58 - Atualizado em 12/04/21 às 23h49

Segunda revitalização é entregue em Ceilândia pelo Adote Uma Praça

COMPARTILHAR

A praça no setor O, que antes servia de lixão a céu aberto, se transformou num espaço de convivência e lazer para os moradores.

 

 

A segunda revitalização em Ceilândia foi entregue hoje (9/5) à população pelo programa Adote Uma Praça. Desta vez, uma área na QNO 9/11, no Setor O, que servia de depósito de lixo e entulho, foi transformado num espaço de lazer por empresário da cidade juntamente com a comunidade.

 

A nova praça ganhou quadra de areia, lixeiras, bancos, pintura na quadra de esportes, pintura em grafite. Para o vigilante, João Batista, que mora há mais de 40 anos na cidade, o local enche os olhos de quem passa. “Antes só tinha pichações, era sujo, tinha mato alto. Agora, temos um local limpo e agradável para podermos praticar atividades ao ar livre!”, comemorou o vigilante.

 

A iniciativa de revitalizar o espaço partiu do desejo da comunidade e, também do empresário, Carlos Bolivar, que possui uma loja de comunicação visual na quadra. Carlos conta que há anos o local servia como um lixão a céu aberto, além de atrair a marginalidade, pois era abrigo para usuários de drogas.

 

“Eu, como morador e empresário aqui da cidade tinha essa vontade de poder contribuir de alguma forma com o lugar que escolhi para viver! Então, procurei a Administração de Ceilândia para darmos início a revitalização e deu muito certo!”, explicou.

 

Como já trabalha com identidade visual, Bolivar instalou bancos e lixeiras com materiais reutilizáveis como ferro e PVC. “A nossa proposta é despertar na população o interesse em cuidar dos ambientes comuns. Assim, trabalhamos a consciência de que todos somos responsáveis por cuidar do espaço em que vivemos! “, completou o empresário.

 

Em contrapartida, a Administração de Ceilândia realizou a limpeza do lugar com a retirada de mais de 10 caminhões com lixo e entulho.

 

Adote Uma Praça

Foi graças à parceria entre o público e o privado, possível por causa do Adote Uma Praça, que o setor O ganhou uma nova área de convivência. O programa, coordenado pela Secretaria de Projetos Especiais (Sepe), está presente em 19 Regiões Administrativas. Já foram recebidas 106 propostas, 38 benfeitorias já foram entregues e 19 estão em processo de revitalização.

 

Em Ceilândia, esse é o segundo projeto entregue, o primeiro foi o da Praça do Cidadão, que no ano passado foi revitalizada pela Rede Urbana de Ações Socioculturais (Ruas), que mantém um programa social no local.

 

“A iniciativa do Adote uma Praça é de suma importância para o desenvolvimento do Distrito Federal e proporciona qualidade de vida para os moradores.”, destacou o administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí.

 

Segundo o administrador, a demanda de manutenção de praças, parques e terrenos públicos é grande e “nada mais justo que o poder público juntamente com a sociedade se uma para revitalizar esses espaços”.

 

Para o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, mais importante do que as próprias revitalizações é fazer nascer na população a vontade de cuidar, de preservar o local onde vivem. “Sempre digo que o Adote Uma Praça desperta a consciência cristã e cidadã da sociedade, que entende que as áreas públicas da cidade, são a extensão de suas casas, por isso, devem ser mantidas e cuidadas por todos”, enfatizou Roberto Andrade.

 

Se quiser saber mais sobre o programa é só entrar no site da Secretaria de Projetos Especiais e clique na aba Adote Uma Praça.

 

Se quiser adotar uma área pública, então entre em contato com a RA onde mora ou ligue para 3961-1538 que a Sepe o prazer de te ajudar.